Fidelizando clientes em 2017

Administração

Fidelizar clientes

Nos dias de hoje, o atendimento ao cliente está sendo mais valorizado do que nunca. Mais do que bons preços ou produtos perfeitos, consumidores modernos estão mais interessados em terem boas experiências na hora de fazer suas compras.

Cada vez mais, então, a fidelização de clientes está se tornando essencial para a sobrevivência de pequenas, médias e grandes empresas ao redor do mundo. No post de hoje, separamos para você várias dicas e informações sobre a importância de fidelizar seus consumidores. Confira!

Por que fidelizar clientes?

Clientes satisfeitos são o melhor e mais eficiente tipo de marketing.

A fidelização de clientes vem com inúmeros benefícios, e um dos mais atrativos é o marketing gratuito gerado por consumidores que estejam satisfeitos com sua marca. “Clientes divulgadores”, como são chamados estes consumidores que falam bem de sua marca à terceiros, são importantíssimos para a aceleração do crescimento de qualquer empresa.

É mais barato fidelizar clientes antigos do que adquirir novos compradores.

Além de não ser necessário investir tanto em marketing para manter clientes antigos, uma pesquisa realizada pelo SEBRAE mostra que, em média, 20% dos clientes fidelizados de uma empresa representam até 80% de seu faturamento total.

– Clientes fiéis consumem mais do que consumidores novos.

Clientes que já conhecem e confiam em sua marca possuem chances muito maiores de voltar a fazer negócio com você do que aqueles consumidores que nunca ouviram falar em sua empresa.

Ao fidelizar seus clientes, você aumenta ainda mais as chances de fechar novas vendas, e consequentemente também acaba por diminuir as chances de que tais clientes troquem você por seus concorrentes.

Como fidelizar:

– Entenda o perfil e o hábito de compra de seus clientes.

Antes de fidelizar seus clientes, é importante saber o que é que eles realmente valorizam em seu negócio. São os descontos imperdíveis, a segurança nas transações, ou talvez o ótimo atendimento de seus vendedores?

Esforce-se não somente para suprir as necessidades e agradar seus clientes, mas também para oferecer a eles uma experiência única.

– Ofereça um atendimento impecável.

Como já discutimos anteriormente, a experiência de seu cliente com o atendimento dado por seus vendedores, consultores e funcionários é uma das partes principais da fidelização de seus consumidores. Vá além na hora de cuidar de seus clientes: supere as expectativas deles!

Antecipe novidades, crie ofertas especiais, dê descontos diferenciados, entre outros. O importante é fazer com que seus consumidores mais frequentes sintam-se especiais.

Adquira um programa de fidelidade.

Programas de fidelidade podem facilitar imensamente seu trabalho ao ajudar você a monitorar seus clientes mais frequentes. Ao invés de confiar apenas nos cartõezinhos com carimbos, é muito mais seguro e prático identificar seus consumidores por seus CPFs, por exemplo.

Existem diversos programas que você pode escolher para ajudar sua empresa com a fidelização. Nós da Dataweb, por exemplo, oferecemos nossa ferramenta de cartão fidelidade para nossos próprios clientes, já integrando-o com nossos sistemas de gestão.

 

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(3) comments

[…] Fidelizar clientes é uma das principais maneiras de garantir a sobrevivência de sua loja. Seguindo os passos anteriores, você já terá percorrido metade do caminho para fazer com que seus consumidores queiram voltar a fazer negócio com você. Uma das principais ferramentas para garantir a lealdade de seus clientes, porém, é o cartão fidelidade. Há algumas semanas, fizemos um post explicando todas as vantagens dessa ferramenta, o qual você pode conferir aqui! […]

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[…] já falamos neste post, manter clientes é muito mais barato do que adquirir novos consumidores. Um bom programa de […]

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[…] Fidelizar seus clientes também é uma grande ajuda na hora de trazer novos consumidores, afinal, clientes satisfeitos são o melhor tipo de propaganda para sua loja! Conforme já explicamos anteriormente, o pós-venda, por mais que seja esquecido por muitas empresas, deve ser tão bom quanto o seu pré-venda. […]

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