Por Que Utilizar Um Sistema De Gestão Em Nuvem Para Seu Negócio?

Sem categoria

sistema em nuvem - otica

Independentemente de qual seja a área de um negócio, a verdade é que a mudança para um sistema de gestão é algo natural; um estado de evolução da tecnologia do trabalho.

Ainda não tem conhecimento sobre os motivos que fazem um sistema de gestão em nuvem ser tão mais vantajoso do que manter dados armazenados em um servidor próprio? Então veio ao lugar certo.

Vamos abordar questões de segurança, custo, otimização de tempo e outras facilidades que os sistemas em nuvem oferecem. Confira abaixo.

Por que investir em sistema de gestão em nuvem?

Devido às suas vantagens, estes sistemas têm crescido muito de popularidade nos últimos anos. A empresa Gartner, líder mundial no mercado de consultoria de tecnologia, realizou uma pesquisa e predições que indicam que até 2022, mais de 75% das empresas estarão utilizando sistemas de gerenciamento em nuvem. 

Preparamos uma lista com os principais benefícios, disponível logo abaixo.

1. Aumenta a segurança dos dados[h3]

Um dos principais argumentos para quem resiste a aderir ao sistema em nuvens é a alegação de que os cibercrimes são muito perigosos e ataques de hackers podem colocar as informações da empresa em risco.

No entanto, para responder a esta alegação, gosto de fazer uma comparação com acidentes de trânsito para que as pessoas entendam os riscos.

O que é mais arriscado: andar de avião ou de carro/moto?

Por serem casos grandes e que todas as mídias do mundo irão falar, casos de acidentes aéreos são chocantes. No entanto, a incidência de acidentes aéreos é muito menor proporcionalmente do que acidentes terrestres, seja por carro ou moto. 

Sendo assim, pense no sistema de nuvens como um voo de avião. O risco é muito menor, pois a tecnologia envolvida, a preparação e o investimento em segurança são tão absurdamente maiores que as chances do empresário sofrer perda de dados ou algum outro tipo de dano é infinitamente menor.

Dados em nuvens são protegidos com criptografias dos melhores sistemas de segurança do mundo, enquanto dados armazenados no local podem ser danificados fisicamente, roubados, além de também poderem ser invadidos remotamente, mas sem proteção alguma.

2. Diminui custos

Os sistemas em nuvem costumam ser pay-per-use, o que significa que não há gastos adicionais. Você poderá contratar um pacote menor no início e ir expandindo conforme a necessidade do banco de dados da sua empresa.

Além disso, o custo de manutenção é 0, pois os investimentos em segurança e em hardware é todo da empresa que provê o serviço de nuvem, e não seu.

Por fim, quando você precisar de mais memória, apenas precisará investir em mais espaço, e não em mais peças para seu servidor. Além do mais, a escalabilidade de planos tende a aumentar o custo-benefício conforme você expande um plano. Ou seja, você paga menos (proporcionalmente) por quanto mais espaço utiliza.

3. Otimiza seu tempo

As atualizações de sistema ou a realização de backups são todas automáticas. Você não precisa ficar empenhado em ações manuais após o expediente para garantir a segurança e a funcionalidade do seu sistema.

Além disso, arquivos na nuvem não exigem aplicativos específicos instalados em sua máquina para você poder lidar com eles. Eles normalmente podem ser abertos por alguma ferramenta online e isso torna a comunicação entre gerência-funcionários, funcionários-funcionários e funcionários-clientes muito mais fluida.

Além de tudo, arquivos em nuvem possibilitam a execução de trabalho remoto, podendo ser acessados de um computador pessoal e até celulares desde que se tenha seu login.

4. Alta performance

O acesso de arquivos em nuvem é mais dinâmico, pois depende da velocidade da internet e não do sistema de um computador. Máquinas antigas tendem a ser mais lentas e isso atrasa o acesso à informação, piorando a comunicação entre a equipe e o atendimento ao cliente.

Sistemas em nuvem tiram a responsabilidade de armazenamento das máquinas, as deixando mais velozes. 

Por essas razões, cada vez mais empresas estão buscando por soluções em nuvem para gerenciar sistemas.

Evite fazer parte dos 25% que ainda não terá investido em melhorar a tecnologia do trabalho até 2022 e otimize os resultados do seu negócio também.

Leave a Comment:

Leave a Comment: