5 dicas para reduzir custos da sua ótica

Sem categoria

otica crm

Reduzir os custos de sua empresa pode parecer uma tarefa complicada a se fazer, porém, é também uma das medidas mais importantes, que te permite crescer e empreender de uma maneira muito melhor. 

Para realizar uma redução de custos efetiva, é importante que o gestor estude muito, antes que ele faça qualquer corte desnecessário que, futuramente, pode causar algum tipo de infortúnio para a empresa. 

Realizar um sistema crm (gestão de relacionamento com cliente), por exemplo, pode se mostrar muito útil para o gestor.

Dessa forma, será comentado algumas dicas de como reduzir custos com eficácia em sua ótica, e como essa redução pode ser feita de maneira que não gere problemas futuros, bem como sua importância para a empresa. 

Essas dicas conseguirão te auxiliar também na hora de verificar o seu pipeline de vendas.

Importância de reduzir os custos

Antes de tudo, é pertinente entender a importância que reduzir os custos trará para sua ótica. Essa prática é essencial, principalmente para permitir que seja investido recursos em outras áreas, que podem vir a ser mais estratégicas e benéficas para o seu negócio. 

Além disso, a redução permite que haja uma maior contribuição para a receita da companhia.

Dessa forma, é fundamental entender que uma empresa que não esteja preparada, que não tenha nem uma máquina de cartão de crédito, por exemplo, acaba encontrando dificuldades em manter a saúde financeira, podendo gerar dívidas. 

Tudo isso depende de organização, controle dos materiais, otimização do tempo, entre outros diversos detalhes que são cruciais para sua empresa, que também ajudam na redução de gastos desnecessários e que só atrapalham seu negócio.

Dessa maneira, mostra-se imprescindível que a empresa desenvolva um plano estratégico muito bem pesquisado, pois pode mostrar impactos benéficos dentro da empresa como:

  • Maior lucro na sua empresa;
  • Redução de gastos desnecessários;
  • Maior produtividade;
  • Melhor visualização do cliente;
  • Aumento da clientela.

Portanto, sua ótica deve sempre estar bem planejada para que ela sempre possa ser adaptada. Começar o seu plano desde o começo, já imaginando qual a melhor maquininha de cartão para sua empresa já é um passo grande e importante.

Dicas para reduzir o custo

Após compreender a importância de reduzir os custos, é fundamental ter o conhecimento de algumas dicas que irão te ajudar na hora de realizar a redução na sua ótica.

  1. Reduza o custo de despesas do fornecedor

Esse é um dos pontos iniciais, que é justamente realizar uma redução nos custos do fornecedor. Contatá-los, mostrando o seu preço de venda, é extremamente importante. 

No entanto, para reduzir o preço deve-se criar uma relação amistosa com o fornecedor, para que ele sinta a vontade de fornecer esse tipo de ajuda.

Além disso, caso não converse diretamente com um fornecedor de fácil contato, é possível encontrá-lo em algum site da internet, por exemplo. O que te faz buscar expandir o máximo possível seu leque de opções, para sempre achar o lugar que lhe ofereça a melhor opção.

  1. Use técnicas eficientes de otimização do tempo

Conseguir otimizar o seu tempo incita, consequentemente, a redução de custo de trabalho. Sempre bom lembrar da frase “tempo é dinheiro”

Estabelecer metas de tarefas e com datas para entrega, pode otimizar muito o tempo de seu trabalho, bem como ajudar na proatividade de seus funcionários, diminuindo portanto, o custo do abastecimento.

  1. Use ferramentas e sistemas de tecnologia

A tecnologia, hoje em dia, é extremamente necessária para qualquer empreendimento.

Além de te ajudar na hora de divulgar seu produto, colocando ele em home pages de navegadores, você ainda consegue organizar e gerenciar melhor seus produtos, o que influencia no produto final.

Ainda é possível conseguir criar métodos de pagamento online, utilizando um tipo de maquininha virtual, por exemplo.

Estabelecer relações, como um sistema de gestão de relacionamento com os clientes, também mostra-se favorável para diminuir os custos. 

Por atender mais às expectativas de sua clientela, você gasta menos tempo para a produção de algo, caso não saiba do gosto de seus clientes. 

  1. Evite desperdícios

O desperdício em qualquer ocasião é sempre um empecilho, principalmente quando se trata de sua ótica, ou qualquer outro empreendimento. 

Diminuir, por exemplo, o uso de papel na impressora, conseguir utilizar todo o espaço disponível e sempre tentar automatizar tudo o que puder ser automatizado. 

  1. Reduza os gastos 

Os custos dos serviços elétricos, telefônicos, internet e água podem até parecer pouca coisa para sua empresa, entretanto, uma ligeira redução no consumo dessas áreas pode vir a representar uma significativa economia.


Dessa maneira, é possível concluir que, ao seguir essas dicas, você já conseguirá realizar uma redução considerável no custo de sua ótica.

Leave a Comment:

Leave a Comment: