Novembro chegou e com ele a campanha mais aguardada do ano, a Black Friday, que vem trazendo oportunidade de compras com descontos relevantes para clientes. Mas você empreendedor, sabe como aproveitar esta campanha para aumentar as suas vendas?
A Black Friday surgiu nos nos Estados Unidos, nos anos 90, com o intuito de inaugurar a temporada de compras natalinas, a data é comemorada na última quinta-feira do mês de novembro, e já se expandiu por vários países.
Os brasileiros acabaram adotando esta data festiva, em 2010, e a procura por lojas com as promoções vem crescendo cada ano. De acordo com pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela consultoria Provokers, a intenção de compra na Black Friday, aumentou 58%,no Brasil, comparada ao ano passado (2018). Por isso, esta é a chance de você montar uma estratégia de vendas para o seu negócio!
Qualquer momento que fuja do cotidiano, é válido para transformar em uma ação de marketing e converter em vendas. Primeiro, você deve entender todos os canais de venda, não pense que o canal que irá dominar a Black Friday será o online, pois você estará muito equivocado. Em 2019 o número de compradores em lojas físicas deve se igualar ao online, cerca de 37% dos entrevistados na pesquisa encomendada pelo Google, declararam que irão comprar apenas em lojas físicas e 38% apenas pela internet.Estes dados nos sugerem manter o online e o físico padronizados e com as informações alinhadas.
Separamos algumas dicas para você implantar no seu negócio:
Layout
Crie um layout padrão para a sua promoção, ele deve conter as cores vibrantes da campanha e chamadas de atenção para os descontos e oportunidades. Normalmente as cores utilizadas na Black Friday são: vermelho e preto. No início de 1980, foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. Assim como a vitrine, a loja online e redes sociais também são importantes para atrair o seu cliente, não foque somente na vitrine da sua loja, mantenha o layout da campanha em todos os canais de venda.
Promoções
Não engane o seu cliente, se você anuncia um desconto, dê a ele realmente este desconto em cima do produto anunciado, não adianta mentir, pois segundo pesquisa do site Reclame Aqui, 64,6% dos consumidores estão apurando os valores cobrados atualmente nas lojas para comparar ofertas e comprar depois.
Aproveite este momento para ofertar produtos que não foram tão procurados e vendidos durante o ano. No seu sistema de gestão você consegue verificar os produtos com menos saída do estoque e criar uma promoção exclusiva para este item. É hora de renovar o estoque!
Anúncios
Aproveite as redes sociais e o google para impulsionar as suas promoções para novos clientes. Já para a sua base de clientes, divulgue por e-mail, whatsapp ou ligue, demonstra a relação de proximidade e atenção com o seu cliente.
Não dependa de um único canal de comunicação, saiba que para gerar tráfego online e offline, é necessário abrir as portas para as oportunidades entrarem.