Como otimizar os resultados da minha ótica com as redes sociais

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As redes sociais são ferramentas importantes, e que podem te ajudar bastante a crescer o seu negócio. Por isso, neste artigo você irá aprender como otimizar os resultados da sua ótica ou empresa de outro ramo com as redes sociais.

Contratar um social media

Caso você não possua muito conhecimento na área, ou mesmo que possua mas não tenha tempo disponível, ou até mesmo tenha o interesse em um trabalho profissional, o ideal é contratar um social media.

O social media é um profissional da área, que fica com a responsabilidade de gerir suas redes sociais.

Para um trabalho 100% profissionalizado, é preciso de alguém com capacidade, isto é, conhecimento acumulado e uma formação adequada, em marketing, jornalismo ou publicidade, por exemplo.

O trabalho de um social media vai muito além de realizar os posts, pois ele é o responsável por levantar os dados através de pesquisas, observar e mapear o público alvo, e pode até mesmo criar os designs gráficos das imagens das publicações, a depender do caso.

O profissional fica responsável por todas as áreas da rede social, até mesmo em dar o feedback para os clientes, como responder perguntas nos comentários ou por mensagem.

Contratar um design

Caso não ache necessário a contratação de outra pessoa para para gestão das redes sociais, é preciso ao menos se ater à qualidade das postagens.

Outro ponto crucial para  otimizar os resultados da sua ótica com as redes sociais, é através de posts bem elaborados, e com um design atrativo.

Para isso, seria interessante contar com os serviços de um bom designer gráfico. Os designers são profissionais da edição de imagens, que podem entregar resultados fenomenais nas postagens.

Ao contrário do social media, de um modo geral, o designer não realiza as postagens em si. Ele é apenas uma pessoa contratada para a criação do que será postado.

Desse modo, será preciso que você mesmo faça o trabalho de postagens e legenda também, assim como o retorno.

Outra possibilidade é a junção dos dois profissionais, isto é, o designer para criar e editar as imagens, e o social media para o restante do trabalho.

Faça boas edições

Caso queira, você também pode fazer tudo sozinho, mas sempre se atendo a qualidade das publicações.

No mercado há diversas opções de sites e aplicativos de edição, que podem auxiliar muito na hora de criar as imagens.

Apesar de ser pago, o photoshop é uma ótima ferramenta, e que realmente entrega resultados excelentes. Como ferramenta gratuita para edição, há por exemplo o Canva, que muitas vezes pode suprir necessidades iniciais.

Para auxiliar nas suas edições, uma boa maneira é tirar o fundo da imagem, pois muitas vezes, elas ocultam os outros elementos, ou possuem, ao redor da imagem principal, que é a que você pretende utilizar, outros elementos desconexos e desnecessários.

E para realizar esse trabalho, existem várias opções onlines que oferecem o removedor de fundo de imagem.

Para realizar o trabalho é bastante simples, basta acessar o site da plataforma; importar a imagem; esperar alguns segundos e pronto, basta realizar o download.

É tudo de forma automática, isto é, você não precisa modular nada e muito menos pagar nenhum centavo. E depois é só aplicar a imagem sem o fundo onde quer que queira.

Conheça seu público alvo

Para fazer boas publicações e que deem retorno e engajamento, é preciso saber exatamente para quem elas são voltadas.

Conhecer o público alvo é fundamental para otimizar seus resultados, pois tudo o que será feito em suas redes sociais, e em seu trabalho, de um modo geral, deve ser pensado para ele.

Um dos pontos principais é o nível econômico das pessoas que você quer atingir, assim como faixa etária também, pois são propostas diferentes.

Crie engajamento

É crucial também provocar engajamento com suas publicações. Esse retorno por parte dos clientes é fundamental, pois podem ser, por exemplo, elogios e recomendações, que trarão bons frutos para sua ótica.

As publicações devem ser frequentes, e devem permear por todas as funções, ou seja, pelo feed, stories, reels, fleeps, etc

Contudo há uma linha tênue nesse caso, pois o exagero pode causar um efeito negativo, sobrecarregando o feed do Instagram de um usuário que siga poucas pessoas, por exemplo.

Desse modo, é preciso cuidado. As publicações podem ser diárias, mas não muitas durante o dia, isso no que se refere ao feed, pois nos stories podem ser um pouco mais.

O uso de hashtags também podem melhorar o alcance de suas publicações. E dependendo do quão longe queira chegar, o uso de anúncios pagos, como o Facebook ADS não é uma má ideia.

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