Hoje a tecnologia garante inúmeras ferramentas para que os negócios sejam melhor organizados e gerenciados, trazendo uma série de benefícios, como qualidade, aumento de clientes e fidelização da carteira.
No setor das óticas, o uso dessas tecnologias é fundamental para assegurar bom atendimento e eficiência.
Isso acontece porque grande parte desses negócios são pequenos, com poucos funcionários, e o uso de sistemas tecnológicos ajudam no aumento da produtividade e otimizam o fluxo de clientes.
No presente artigo abordaremos sobre a importância do investimento em ferramentas tecnológicas em sua ótica, a necessidade do seu uso e sistemas disponíveis no mercado, como o CRM e o ERP.
A concorrência permite que o mercado funcione de maneira mais justa, oferecendo melhor preço e melhores produtos para os clientes. No entanto, em alguns cenários, uma empresa precisa se destacar nessa competição e com as ópticas não é diferente.
Além de bons produtos, esse tipo de empreendimento consegue se destacar ao gerenciar a empresa e seus desafios de forma mais tecnológica e que, consequentemente, atinge a estratégia de vendas e de relacionamento com o público.
O mercado das óticas possui especificidades e conhecê-las é fundamental para adaptar as ferramentas tecnológicas, contribuindo para o alcance de destaque e sucesso.
Dentre alguns dos elementos que precisam ser avaliados e podem ser adaptados estão:
Apesar do mercado óptico ter crescido no Brasil no primeiro trimestre de 2019, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), o trabalho de gestão deve ser contínuo para que os números sejam melhorados.
Esse mercado precisa se preocupar em trazer ao cliente que vai em sua loja uma experiência única, que agrega experiência e valor.
Além disso, é preciso atender tanto a estética (como as diversas armações, óculos escuros e lentes de contato) como a saúde visual, com campanhas de prevenção, dicas para o bem-estar e acesso facilitado ao oftalmologista.
Quando isso ocorre, a ótica deixa de ser apenas uma loja de óculos e se torna um espaço para que a saúde visual seja cuidada da melhor maneira, conferindo bem-estar e segurança ao paciente.
O atendimento preciso e eficiente é fundamental para garantir o sucesso da sua loja, pois assim é possível identificar as necessidades do cliente, o processo de escolha e compra deste público, além de permitir o desenvolvimento de ações mais adequadas e que favorecem a venda.
O uso de ferramentas de gestão somente potencializam a eficiência da ótica. No tópico abaixo falaremos sobre algumas dessas ferramentas de gestão e sua importância para o segmento.
A tecnologia permitiu que as óticas, tanto as grandes como as pequenas, adotassem alguns sistemas de gestão para a melhoria da produtividade, tanto diária como em médio e longo prazo.
Dentro do mercado existem dois tipos de sistemas que se destacam e que podem ser personalizados para variados setores. São eles o CRM e o ERP.
Abaixo falaremos com mais detalhes sobre o que significam essas siglas e quais as ferramentas que disponibilizam para que o empreendedor possa trazer melhores resultados de vendas e pensar em novas estratégias de negócio e marketing.
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou em português “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, e visa avaliar e aperfeiçoar o atendimento da empresa, criando uma melhor relação com o cliente.
Assim, esse sistema permite que o cliente seja melhor atendido e os vendedores tenham controle e acessos diversos ao processo de compra e ao andamento das negociações.
Inclusive, um dos componentes que o CRM propõe é a anexação de um banco de dados que pode ser consultado regularmente para avaliar o perfil dos compradores para gerar conversões e novas estratégias.
Além disso, é possível realizar a gestão de vendas e oportunidades, pois é possível ter acesso ao contato, email e telefone de potenciais clientes que em algum momento se relacionaram com a marca ou loja.
Isso permite que compras abandonadas sejam retomadas, bem como possibilita que o empreendedor avalie como ocorre a jornada de seu cliente para a compra de um óculos.
Portanto, nas ópticas, permitem vender mais e melhor.
Já a sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, ou em português “Planejamento de Recursos Empresariais”.
Esse sistema, diferente do CRM, visa a gestão do negócio, criando otimizações de setores e permitindo que as informações sejam concentradas.
Portanto, o ERP é responsável pela integração dos setores por meio de ferramentas específicas, facilitando a comunicação entre áreas e trazendo o controle de campanhas de forma integral.
Assim, é possível conciliar setores como o contábil, gestão de compras, estoque, entre outros segmentos do negócio.
Os fluxos de informação neste sistema ficam mais organizados e o compartilhamento de dados se torna mais rápido, possibilitando mais unidade no empreendimento. Ou seja, todos os processos realizados pela loja podem ser mais rápidos.
Portanto, tanto o ERP, como o CRM são ferramentas de grande importância para que uma ótica possa ter sucesso e consiga aumentar a quantidade de vendas.
Juntamente com elas é possível integrar sistemas de marketing automatizados, ajudando a expandir a marca, gerar um melhor engajamento e vender mais.