Tem ouvido falar bastante sobre a automação de processos e sistemas de gestão dedicados para óticas, mas ainda não sabe se sua loja realmente precisa disso?
Confira alguns sinais de que sua loja precisa sim de um sistema moderno e dedicado ao seu ramo.
Será que algum deles acontece em seu ambiente de trabalho?
1. Acessar Informações sobre as finanças da ótica é uma dor de cabeça
Pare para pensar: você tem um número concreto para descrever o lucro mensal da sua empresa? Se não de cabeça, você consegue acessar este dado em menos de 5 minutos? Talvez em 10…? Nem isso?
Pois é!
Não ter acesso rápido a dados importantes, como as finanças, pode impactar e muito em sua tomada de decisão: adquirir um novo produto, realizar uma nova contratação, fazer um investimento em infra-estrutura… Tudo isso se torna uma dor de cabeça gigantesca, e muitas vezes nem queremos tocar no assunto para evitar esforços em ações que não consideramos cruciais. Ações que, inclusive, podem mudar o rumo da nossa empresa.
Com um ERP dedicado à gestão de óticas, dados de finanças como “margem de lucro por produto” ou “vendas por dia” podem ser acessados através de poucos cliques, tudo em menos de 5 minutos.
2. Você e seus funcionários precisam usar vários softwares para dar conta do trabalho
Excel, sistema de gestão para função X, outro para função Y, outro para Z, calculadora, mais um para a caixa registradora… shiii. Excesso de softwares só pode significar uma coisa: tempo perdido.
Quando executamos funções em diversos sistemas, sobrecarregamos nossas máquinas, damos margem de erro humano como digitação, repasse de informação alterada, perda de dados, e muitos outros erros.
Além de tudo, lidar com tantos softwares no dia a dia é altamente desgastante para você e seus funcionários, que inclusive podem estar dando sinais de insatisfação com a rotina de trabalho devido ao excesso de funções ou o tempo que demora para registrar os dados do serviço.
Um ERP dedicado irá permitir que você cumpra todas as funções necessárias para sua ótica em uma única plataforma, otimizando o tempo de serviço.
3. Você está com falta de ideias sobre onde fazer investimentos
Uma rotina de trabalho lenta devido ao uso de vários programas ao mesmo tempo irá ocultar métricas relevantes e dados que poderiam te dar insights do que fazer e onde investir.
Até mesmo um dado simples como o tempo tomado desde o primeiro instante do atendimento até o momento de finalização de pagamento é um dado dificílimo de ser acessado, pois uma informação estará no CRM e outra no sistema de finanças. Você terá que entender que estas duas informações separadas formam uma métrica importante e deverá fazer o cálculo à mão.
Não parece muito promissor, né?
4. Seus funcionários estão dizendo para clientes esperarem porque deu “falha no sistema”
Sabemos que “falhas no sistema” na verdade querem dizer: “não sei como chegar a esta informação”, “não estou conseguindo acessar o dado agora”, “preciso de mais tempo, volte outra hora”. E logo após este atendimento, você terá que resolver a situação para seus funcionários.
Um sistema integrado possui interfaces inteligentes que permitem que tudo seja acessado de forma mais rápida e prática. Também, o treinamento de funcionários fica muito mais objetivo já que só precisarão lidar com uma ferramenta de trabalho.
5. O papel é um dos seus melhores amigos no trabalho
Você não passa um dia sequer sem uma agenda de anotações ou um papel para fazer rascunhos e anotações de tarefas manuais que terá que realizar no fim do dia porque o sistema não as faz automaticamente (como reposição de produtos, por exemplo).
Um sistema integrado pode te ajudar a se livrar do gasto e da dependência de papel e ainda ter muito menos ações necessárias no fim do expediente – e durante também.
Mas então: com quantas dessas situações você se depara mensalmente em seu trabalho?
É, talvez você precise de um ERP para óticas.
Continue acompanhando nossos posts e aprendendo sobre as mais atualizadas tecnologias que envolvem a rotina de trabalho e técnicas de como crescer seu negócio.