Diminuir despesas excessivas é uma prática que deve ser feita em todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, principalmente em época de crise.
O primeiro passo, então, é começar a fazer uma análise detalhada dos gastos de sua empresa. Mantenha registro de tudo: contas de luz, água, internet, etc., para que posteriormente você possa saber onde cortes podem ser feitos.
Ter um estoque mal organizado pode fazer sua empresa perder dinheiro! Você deve sempre estar preparado para o futuro a curto e a longo prazo, prestando atenção na sazonalidade dos itens, em sua vendabilidade e em sua rentabilidade. Ter grandes quantidades sobrando de determinado produto é um sinal claro de má gestão de estoque.
Para fazer este controle você pode usar desde cadernos, agendas e planilhas do excel até sistemas de gestão. O importante é sempre ter ideia de quais e quantos produtos estão entrando e saindo de sua loja.
Deixar computadores no modo stand by ou sleep/hibernação durante a noite é uma maneira muito fácil de perder dinheiro ao gastar mais do que o necessário em contas de luz.
Telefones e internet também podem ser economizados. Caso sua empresa precise realizar muitas ligações, negociar pacotes com ambos os serviços pode lhe poupar um bom dinheiro ao final do mês. Quando possível, trocar ligações telefônicas por conferências via Skype, além de parecer mais moderno, acabará ajudando você a economizar.
Outro modo eficiente de economizar energia é ao manter lâmpadas de corredores apagadas, sempre lembrando-se de desligar a luz de uma sala quando você for o último a sair. Aposente as lâmpadas incandescentes! Além de serem muito mais caras de manter, sua iluminação é inferior à de lâmpadas LED e fluorescentes.
Também lembre-se de usar o ar condicionado de modo consciente. Em dias de temperatura mais agradável, ao invés de usá-lo opte por abrir as janelas, por exemplo.
Ao trocar documentos físicos por digitais, você diminui suas despesas tanto com papéis como com cartuchos e manutenções em sua impressora. Deixe para imprimir apenas o que realmente for necessário, substituindo todo o resto por materiais digitais.
Documentos antigos que não serão mais utilizados ainda podem servir como “folhas de rascunho” caso você utilize o lado inverso. Experimente substituir os flyers, folders, etc., por marketing digital, quando possível. Existem várias maneiras de divulgar sua marca na internet sem precisar gastar um único centavo. Deste modo, além de economizar dinheiro por aposentar suas impressoras, você também estará ajudando a preservar o meio ambiente!
Os copos descartáveis que muitas empresas adotam para servir água e café, no fim do mês, acabam por gerar despesas maiores do que você espera.
Para acabar com esta despesa, você pode substituí-los por xícaras comuns, deixando-as em armários de fácil acesso por seus funcionários. Outra opção é criar xícaras personalizadas com a marca de sua empresa e oferecer para cada colaborador – ou melhor ainda, deixar que eles levem os próprios copos e recipientes para o trabalho.
Não é segredo que, para quem quer economizar, pagar produtos e serviços à vista pode ser muito mais econômico do que em parcelas. Além de descontos em pagamentos à vista geralmente virem acompanhados de descontos, você não precisará se preocupar com parcelas nos meses seguintes.
Você tem alguma estratégia diferente para economizar dinheiro em sua empresa?
Então conte para nós nos comentários abaixo!