Sistema de Gestão Pago ou Gratuito?

Economia

sistema de gestao pago ou gratuito

Contratar um sistema de gestão não é tarefa fácil, ainda mais com tantas opções disponíveis no mercado. Normalmente os empreendedores não conhecem muito do assunto e quando deparam-se com empresas especializadas em software de gestão, não entendem o porquê pagar se existem opções gratuitas, ou mais em conta e por isso acabam esbarrando nos valores. 

Muitas vezes, as empresas não possuem uma pessoa responsável para avaliar o sistema e saber se o mesmo atende as necessidades da sua empresa, optando o empresário por escolher o preço, sem saber se ele se encaixa no perfil do negócio.

Se você está abrindo um negócio e acha que contratar qualquer sistema de gestão pode suprir as necessidades da sua empresa, sinto muito informá-lo, mas você está arrumando uma dor de cabeça desnecessária. A questão é que cada sistema tem suas peculiaridades e ferramentas, por exemplo: se você é dono de uma ótica, com certeza o seu trabalho será mais otimizado se o seu software for integrado com o sistema do laboratório óptico, assim você poderá ter controle da entrega do produto e onde ele está no processo de produção, isso vale para laboratórios ópticos também, a integração entre as duas partes são necessárias para o melhor andamento do negócio.

Software Gratuito

Normalmente a opção gratuita é um software padrão que pode ser utilizado para todos os tipos de negócios. Se você possui uma ótica e o seu vizinho uma livraria, ambos poderão utilizar o mesmo sistema, isso quer dizer, que o sistema gratuito não possui particularidades e especificidades direcionadas para o seu segmento.

Obviamente a maior vantagem do sistema é por ser gratuito, entretanto se você tem planos de expandir o seu negócio, este não é o melhor caminho. Utilizar um sistema limitado no início pode ser vantajoso, pois tem algumas ferramentas comuns de todos os softwares, mas depois que você cria uma maturidade dentro do sistema e os “bugs” começam a acontecer, para onde você irá reportar? Quem poderá ajudá-lo imediatamente a resolver o problema? 

Imagine a seguinte situação: você está com alguns clientes na sua loja e seu sistema trava; você não consegue consultar o estoque e nem emitir notas. Complicado, né? Agora vamos ser mais diretos, se você perde todos os dados que foi importado ao longo de meses no seu sistema, o que você faz?

De fato, faz falta ter um suporte, alguns sistemas gratuitos até podem ter algum tipo de ajuda ao cliente, portanto não vai pensando que o atendimento será instantâneo e que você terá toda a atenção do mundo, se isso não acontece com os pagos, imagina com os gratuitos. 

Software Pago

Bom, chegamos a outra realidade, aqui sim, você é cliente! Se existem várias opções de sistemas gratuitos, imagina pagos. Não podemos comparar um com o outro, pois é incontestável a qualidade de um software pago contra um gratuito. Você até pode achar que o gratuito está indo bem no seu negócio, mas a longo prazo este pensamento irá mudar após grandes transtornos que ele poderá fazer você passar. Escrevemos um post falando sobre: “ Quando e porque implantar um sistema de gestão”, talvez ele o ajude nesta tomada de decisão.

Como escolher um software pago?

Agora é o momento de analisar as suas necessidades e dos seus colaboradores e verificar com as empresas de software se elas possuem as ferramentas ideais para o seu negócio. Uma dica é procurar por empresas que já trabalhem com o seu segmento,  pois elas possuem experiência de sobra para proporcionar um sistema adequado para você. 

Nós da Dataweb estamos há mais de 18 anos no mercado e possuímos sistemas de gestão específicos para: óticas, laboratórios ópticos, varejo e livrarias. Todos os nossos sistemas são idealizados em cima da necessidade do cliente, todos os softwares foram desenvolvidos através de análise e planejamento de cada setor.

Agora está nas suas mãos escolher a opção que mais se enquadra para o seu negócio, se caso necessitar de ajuda para escolher um software para a sua empresa, clique aqui  para conversar com um de nossos consultores.

 

Leave a Comment:

Leave a Comment: