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O que NÃO fazer para aumentar suas vendas no Natal

Administração

O QUE NÃO FAZER PARA AUMENTAR SUAS VENDAS NO NATAL

Não é segredo que a época mais agitada no comércio é durante as festas de fim de ano. O Natal, principalmente, é uma das datas comemorativas que mais gera oportunidades para empreendedores e investidores ao redor do mundo.

Preparar-se para o final de ano, então, é extremamente necessário: você deve estar pronto para receber e atender a grande demanda de clientes, sempre procurando oferecer algum diferencial que destaque sua empresa do resto de seus concorrentes.

Deixar tudo para a última hora

Empresas que começam a planejar seu marketing natalino com meses de antecedência acabam tendo muito mais sucesso em suas vendas do que aquelas que só começam as preparações logo em dezembro.

Parte de fazer a estratégia de sua campanha é decidir como divulgar sua empresa durante os feriados de fim de ano, e para isto existem inúmeras opções: propagandas na televisão, descontos em certos produtos, lançamento de itens festivos, entre outros.

O importante é não deixar para organizar-se na última hora. Caso faça promoções, os prazos e descontos devem ser decididos com antecedência. Para anúncios em redes sociais, deve-se decidir como será feita a comunicação e também qual seu público alvo, por exemplo.

Abaixo, confira uma lista de cinco coisas que você NÃO deve fazer na hora de preparar seu comércio para o Natal!

Começar as vendas sem planejar seu estoque

Ficar com falta de determinados produtos em seu estoque é um dos principais erros de lojistas durante épocas de grande volume de vendas, como no natal. Se há uma grande demanda pelo item em questão, a perda é ainda maior.

Como dono de um comércio, assim como qualquer outro empresário, seu principal objetivo deve ser fazer sua empresa crescer. Para isso, é de extrema importância que seus clientes sintam-se bem atendidos e satisfeitos, o que aumentará as chances de que recomendem sua loja para seus amigos, familiares e conhecidos.

Deixar sua equipe despreparada

É importante que seu time de vendas esteja pronto para atender seus clientes. O dono deve agendar um horário com seus funcionários para instruí-los sobre o que é esperado de cada um durante as vendas, qual a comunicação ideal com os consumidores, entre outros.

Veja também: como motivar e engajar sua equipe de vendas.
[Infográfico]: como fazer promoções eficientes.

Também é essencial que seus vendedores conheçam cada um dos produtos, para que assim possam responder à possíveis dúvidas de seus clientes.

Oferecer um atendimento de qualidade para quem visitar sua loja deve ser uma de suas prioridades. Conforme explicamos anteriormente, um cliente feliz pode fazer maravilhas para a divulgação de sua marca, e não existe marketing melhor do que um consumidor satisfeito.

Não fazer ajustes em sua vitrine

A vitrine de sua loja é uma das principais formas de encantar seus potenciais clientes. Para chamar a atenção dos consumidores, então, é importante ter um layout bonito e fiel à sua marca, que destaque positivamente os itens em exibição.

Durante o natal, decorar sua vitrine com objetos temáticos como laços coloridos, enfeites em formato de bengalas de açúcar, luzes coloridas e guirlandas, mostra aos seus clientes de que você e sua loja já estão no espírito das festas natalinas.

Então aproveite o gatilho para mudar o design de sua vitrine e atrair novos consumidores!

Usar as mesmas ideias de seus concorrentes

Com tantas lojas preparando-se para o natal, oferecer algo que destaque seu comércio dos demais é essencial para encantar seus potenciais clientes. Não aposte apenas na decoração e na aparência de sua loja; conforme explicamos no 3º item, certificar-se de que seus vendedores saberão como atender as pessoas corretamente é sua responsabilidade.

Faça com que seus consumidores sintam vontade de voltar à sua loja: ofereça um atendimento especial para que eles tenham uma experiência memorável.

Existem diversas maneiras diferentes de conquistar novos clientes. Dê descontos para pessoas que estejam utilizando gorros de natal, por exemplo, ou então, para pessoas que deixam para fazer as compras no último segundo, entregue listinhas com dicas de presentes simples e que possam “quebrar o galho”.

[Infográfico]: marketing digital x marketing tradicional.

Lembre-se de que os erros acima podem arruinar qualquer campanha, não apenas aquelas da época natalina. Você e sua equipe devem estar sempre prontos para receber seus clientes, principalmente durante épocas de grande fluxo, como no final do ano.

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