A globalização está se tornando uma das maiores tendências entre empresas nos últimos anos. Médios e pequenos negócios estão aumentando seu alcance cada vez mais, provando que não são somente as grandes empresas que conseguem atingir o mercado internacional.
Grande parte do sucesso dessas empresas globais é sua capacidade de estar sempre inovando. Atualmente, a criatividade é essencial para fazer com que seu negócio destaque-se dos demais, sendo também necessária para atrair novos clientes e para aumentar a popularidade de sua marca.
Algumas empresas que conseguiram reconhecimento mundial justamente por inovarem em suas respectivas áreas:
Trabalhando junto com a autonomia de seus funcionários, é importante que você dê liberdade para que eles tragam novas sugestões para você. Incentive este comportamento ao convidá-los para discutir novas ideias, por exemplo.
Sua equipe de vendas pode ter ótimas ideias de quais são as necessidades de seu público e de quais melhorias eles gostariam de ver em seus produtos. Pergunte quais as dúvidas e pedidos mais frequentes de seus clientes, converse com seu time de central de atendimento, entre outros.
Questionar a ordem das coisas também pode ser uma boa ideia. Fazer perguntas que removam ou que adicionem limites ao seu processo criativo é uma ótima maneira de ouvir diferentes sugestões. Você pode, por exemplo, perguntar ao seu time:
De nada adianta criar um produto que não seja útil para seu público. Na hora de inovar, é importante levar em consideração as necessidades de seus clientes, e como o seu produto ou serviço poderá para ajudá-los. Caso seus usuários não estiverem satisfeitos com suas experiências com seus produtos, você terá zero chance de sucesso.
Um ótimo exemplo da razão pela qual é importante pensar na necessidade de seus clientes, é o caso a empresa Juicero, que acabou falhando na hora de criar um produto inovador. Um smart-espremedor de suco não é exatamente uma grande necessidade da população, e não resolve problemas suficientes para justificar o original preço de $700 (o equivalente à quase R$2,000).
Inovações não precisam ser grandes para serem significantes. Netflix, por exemplo, é basicamente uma vídeo-locadora online, que acabou fazendo tanto sucesso justamente por ser uma forma mais prática de assistir seus filmes e seriados favoritos. Spotify é outro exemplo: uma biblioteca com todas as suas músicas preferidas em um só lugar.