O poder das ideias inovadoras

Outros

Ideias Inovadoras

A globalização está se tornando uma das maiores tendências entre empresas nos últimos anos. Médios e pequenos negócios estão aumentando seu alcance cada vez mais, provando que não são somente as grandes empresas que conseguem atingir o mercado internacional.

Grande parte do sucesso dessas empresas globais é sua capacidade de estar sempre inovando. Atualmente, a criatividade é essencial para fazer com que seu negócio destaque-se dos demais, sendo também necessária para atrair novos clientes e para aumentar a popularidade de sua marca.

Algumas empresas que conseguiram reconhecimento mundial justamente por inovarem em suas respectivas áreas:

  • Uber: um novo modelo de transporte;
  • AirBnB: um novo conceito de hospedagem;
  • Netflix: uma maneira diferente de assistir filmes e séries de TV.

 

1. Incentive o uso da criatividade

Trabalhando junto com a autonomia de seus funcionários, é importante que você dê liberdade para que eles tragam novas sugestões para você. Incentive este comportamento ao convidá-los para discutir novas ideias, por exemplo.

Sua equipe de vendas pode ter ótimas ideias de quais são as necessidades de seu público e de quais melhorias eles gostariam de ver em seus produtos. Pergunte quais as dúvidas e pedidos mais frequentes de seus clientes, converse com seu time de central de atendimento, entre outros.

Questionar a ordem das coisas também pode ser uma boa ideia. Fazer perguntas que removam ou que adicionem limites ao seu processo criativo é uma ótima maneira de ouvir diferentes sugestões. Você pode, por exemplo, perguntar ao seu time:

  • Se tivéssemos verba ilimitada, que mudanças faríamos em nossos produtos?
  • Se vendêssemos nossos produtos exclusivamente online/off-line, que mudanças teríamos de fazer?
  • Se não pudéssemos mais vender nossos produtos para nosso atual público alvo, que mudanças teriam que ser feitas para que possamos atrair um novo público?

 

2. Foque na experiência do usuário.

De nada adianta criar um produto que não seja útil para seu público. Na hora de inovar, é importante levar em consideração as necessidades de seus clientes, e como o seu produto ou serviço poderá para ajudá-los. Caso seus usuários não estiverem satisfeitos com suas experiências com seus produtos, você terá zero chance de sucesso.

Um ótimo exemplo da razão pela qual é importante pensar na necessidade de seus clientes, é o caso a empresa Juicero, que acabou falhando na hora de criar um produto inovador. Um smart-espremedor de suco não é exatamente uma grande necessidade da população, e não resolve problemas suficientes para justificar o original preço de $700 (o equivalente à quase R$2,000).

Inovações não precisam ser grandes para serem significantes. Netflix, por exemplo, é basicamente uma vídeo-locadora online, que acabou fazendo tanto sucesso justamente por ser uma forma mais prática de assistir seus filmes e seriados favoritos. Spotify é outro exemplo: uma biblioteca com todas as suas músicas preferidas em um só lugar.

Leave a Comment:

Leave a Comment: