5 passos para uma loja de sucesso

Varejo

5 PASSOS PARA UMA LOJA DE SUCESSO

Você sabia que, em média, mais da metade das empresas brasileiras fecham suas portas após quatro anos? Sem um bom planejamento, é difícil que lojas pequenas consigam sobreviver, principalmente em época de crise econômica.

Ter um bom plano de ação, com metas e objetivos claramente definidos, é crucial para que estas lojas possam não apenas manter-se abertas, mas também para que consigam crescer e eventualmente competir com os grandes nomes do mercado.

 

5 PASSOS PARA UMA LOJA DE SUCESSO

 

1. Primeiros passos

A primeira coisa a ser feita antes de abrir sua loja é ter certeza de que você conseguirá responder às seguintes perguntas:

  • Quais itens serão vendidos em seu estabelecimento?
  • Que tipo de loja você quer abrir?
  • Qual o seu público alvo?
  • Onde você quer abrir sua loja?

Antes de decidir quais produtos vender, você deve pesquisar bem sobre o mercado de sua região. Veja se há demanda suficiente para os itens que você deseja comercializar, saiba o número de concorrentes em sua área, e também procure saber se você realmente conseguirá lucrar vendendo este produto.

Visite as lojas de possíveis concorrentes e fique atento à informações importantes, como, por exemplo, quais horários são mais movimentados, quais produtos são mais procurados, entre outros. Desse modo, você já vai saber o que esperar no momento em que resolver inaugurar sua loja!

 

2. Montando seu layout

Ao pensar no layout de sua loja, é importante ter em mente o conforto e qual tipo de experiência você quer oferecer aos seus clientes. Deixe o ambiente sempre com um leve e agradável aroma, que convide potenciais clientes a entrarem em sua loja para conferir seus produtos.

Caso seu público alvo seja o feminino, é uma boa ideia pensar em algum lugar para que o público masculino possa descansar enquanto suas acompanhantes fazem compras! Além de ser algo diferente, não muito explorado em várias lojas brasileiras, você também estará oferecendo mais conforto para seus clientes e potencialmente fará com que o público feminino permaneça mais tempo em sua loja (quando acompanhadas por homens, pesquisas revelam que mulheres passam 50% menos tempo fazendo compras!).

Por último, você também deve passar um bom tempo pensando em como organizar sua vitrine, afinal, ela é a primeira impressão que potenciais clientes terão de seu estabelecimento. Mantenha-a sempre limpa e organizada, com os produtos mais característicos de sua marca.

 

3. Contratando vendedores

No varejo, contratar bons funcionários é extremamente importante. Bons vendedores são difíceis de encontrar, então é bom que você esteja preparado para treinar novos funcionários, explicando-os como você espera que seja o atendimento ao cliente.

Pense bem em seu público alvo antes de decidir como tratar seus consumidores. Você deve ter uma comunicação formal, ou pode ser um pouco mais pessoal ao falar com visitantes?

Também lembre-se de instruir seus vendedores a terem como principal objetivo conhecer e ajudar seus clientes, deixando as vendas como plano secundário. Ninguém gosta de entrar em uma loja e já ser abordado por funcionários oferecendo dezenas de diferentes produtos, que não possuem relação nenhuma com o que você realmente está procurando, não é mesmo?

 

4. Divulgando sua marca

De nada adianta ter uma ótima loja, com vendedores excelentes e produtos de qualidade, se você não divulgar a sua marca. Hoje em dia, propagandas não precisam custar um único centavo, ainda mais na atual época onde as redes sociais são um dos principais meios de comunicação entre empresas e seus clientes.

Faça uma página no facebook, no instagram, e divulgue-se! Convide seus clientes a curtirem sua página, ofereça descontos em seus posts, e muito mais.

Participe de eventos de seu segmento, faça parceria com lojas que venda produtos complementares aos seus, e aumente a exposição de sua marca. Flyers, cartazes e banners também são ótimos para chamar a atenção de potenciais consumidores!

 

5. Fidelizando seus clientes

Fidelizar clientes é uma das principais maneiras de garantir a sobrevivência de sua loja. Seguindo os passos anteriores, você já terá percorrido metade do caminho para fazer com que seus consumidores queiram voltar a fazer negócio com você. Uma das principais ferramentas para garantir a lealdade de seus clientes, porém, é o cartão fidelidade. Há algumas semanas, fizemos um post explicando todas as vantagens dessa ferramenta, o qual você pode conferir aqui!

Lembre-se, então, de sempre tratar seus clientes da melhor maneira possível. Focando no bem-estar de seus clientes, eles sentirão muito mais vontade de fazer compras em sua loja (e de retornar no futuro)!

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