Como avaliar seus concorrentes em 3 passos

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Avaliando seus concorrentes

Por mais diferente que seja a sua empresa, é muito provável que existam outras companhias vendendo produtos ou serviços similares aos seus. Analisar as estratégias de seus concorrentes para identificar seus pontos fortes e fracos é crucial para que você possa organizar a sua própria estratégia de marketing e obter uma vantagem no meio de sua competição.

Com essa avaliação, você pode descobrir quais qualidades são únicas ao seu produto ou serviço, e quais características divulgar para atrair novos clientes. Seguindo os 3 passos abaixo, você também poderá fazer uma pesquisa de sua concorrência!

 

1. Identifique seus 5 maiores concorrentes

Toda empresa possui aquele um rival que está sempre utilizando estratégias similares, criando campanhas junto com as suas, tentando atrair cada vez mais seus clientes. Mas você consegue citar as 5 principais empresas de seu segmento?

Suas equipes de marketing ou de vendas provavelmente poderão rapidamente responder à esta pergunta. Graças aos avanços da tecnologia, uma rápida pesquisa no Google ou Facebook também pode lhe dizer quais empresas fazem mais sucesso com seu público alvo: é só procurar quais possuem mais seguidores ou quais aparecem nas primeiras posições do Google.

OBS: Seus concorrentes não são apenas aquelas empresas que vendem produtos idênticos aos seus. Produtos que substituem os seus (por exemplo: óculos vs. lentes de contato) também são fazem parte de sua competição.

Depois de identificar quais são os seus principais concorrentes, é preciso responder à algumas perguntas importantes, como por exemplo:

• Que produtos ou serviços eles oferecem?
• Quão grande é sua influência em seu segmento?
• Quais tipos de mídias eles usam para divulgar seus produtos ou serviços?
• Quais são seus pontos fortes? E fracos?
• Por que o público prefere os produtos desses concorrentes?
• Quais pontos são semelhantes entre os seus produtos e os de seus concorrentes?

E quaisquer outras perguntas que sejam pertinentes ao seu segmento, produto ou serviço.

Analisando seus concorrentes

2. Compare seus conteúdos

Hoje em dia, ter uma presença online forte é extremamente importante para qualquer empresa. Grandes e pequenos negócios participam de redes sociais, escrevem conteúdos, ou ao menos possuem um site. Ter a sua empresa representada na internet é como tê-la aberta 24h por dia: seus clientes ou prospects podem entrar em contato com você quando quiserem, podem tirar dúvidas, e mais.

Saber como é a divulgação de seus concorrentes na internet, então, também é uma parte importante de sua pesquisa. Analisar as redes sociais, o site e o blog de seus concorrentes é apenas o começo. Você deve ter ideia de como eles se comunicam com seus clientes, o que eles oferecem para seu público.

Alguns pontos que você pode responder são:

• Quais redes sociais eles possuem? (ex. LinkedIn, Facebook, Twitter,etc)
• Qual o engajamento em suas publicações? (ex. compartilhamentos, likes, etc)
• Como é sua atividade nessas redes sociais? (Quantas postagens por dia, etc)
• Que tipo de conteúdo eles oferecem? (ex. ebooks, infográficos, vídeos, etc)
• Quais tipos de e-mail eles enviam para seus clientes? (ex. notícias? Novidades?)
• Como eles divulgam seus produtos ou serviços? (ex. banners, outdoors, etc)

 

3. Identifique quais mudanças precisam ser feitas

Depois de analisar todos os dados citados acima, é hora de olhar para a sua própria empresa para ver quais áreas precisam de mudanças ou melhorias. Lembre-se de que a ideia não é copiar o que sua competição está fazendo.

Você precisa ser único para que possa chamar a atenção de seu público!

Sabendo como funcionam as estratégias de seus concorrentes, é muito mais fácil fazer com que as suas próprias estratégias se destaquem das demais. Foque nos pontos que diferenciam os seus produtos da concorrência!

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