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Identidade de Marca: como criar a sua!

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Identidade da Marca

Com consumidores valorizando mais a história e personalidade de uma marca ao invés dos produtos em si, é importante ter um cuidado especial ao criar a identidade de sua empresa. É ela que criará a sua reputação e fará com que você se destaque da sua concorrência.

Enquanto materiais físicos como cartões de visita, flyers, pastas, e panfletos são importantes, existem outros elementos que também ajudam a construir a identidade de uma marca. O modo com o qual você se comunica com seu público, o layout de seu site, e o estilo de suas redes sociais também ajudam a montar a imagem que você quer passar para o seu público alvo.

A identidade de sua marca também pode adicionar ainda mais valor aos seus produtos. Você sabia que mais de 70% das pessoas preferem comprar produtos de marcas das quais elas seguem nas redes sociais? Com um design limpo e de qualidade, por exemplo, seus produtos podem se destacar mais facilmente dos de seus concorrentes. Uma linguagem mais descontraída, dependendo do segmento de sua empresa, também ajudará na hora de conectar-se com seus clientes.

Para criar a identidade de sua marca, então, você deve responder à três perguntas:

 

1. Quem são seus clientes?

Estudantes? Mães e pais de primeira viagem? CEOs de grandes empresas? É crucial saber quem é seu público alvo na hora de montar a identidade da sua marca. É com base nessas informações que você poderá criar as suas personas, e é para essas diferentes personas que você vai direcionar suas campanhas e promoções.

Caso você venda produtos para bebês, construir sua identidade com base em cores escuras e com uma linguagem muito formal pode não ser uma boa ideia. Já se seus produtos forem de marcas de luxo, por exemplo, direcionados à pessoas da classe alta, o preto e a linguagem formal já são escolhas melhores.

 

identidade de sua marca

2. Quem é a sua concorrência?

É sempre bom conhecer e acompanhar a sua concorrência. Tanto para a identidade de sua marca quanto para as suas estratégias de marketing, conhecer os produtos que competem com os seus podem lhe oferecer várias vantagens.

Conhecendo os pontos fracos de sua competição, você pode melhorar e fazer com que seus próprios produtos chamem ainda mais a atenção de seu público. Na hora de fazer sua pesquisa, é bom procurar as respostas de algumas das perguntas abaixo:

  • Quais produtos e/ou serviços eles oferecem;
  • Como eles divulgam esses produtos e/ou serviços;
  • Quais os preços cobrados;
  • Quais as principais reclamações e elogios de clientes;
  • Quais os pontos fracos e fortes da empresa/dos produtos/dos serviços;
  • Com que frequência eles lançam novos produtos/oferecem inovações para clientes;
  • Como é a presença online de cada um.

Saber quem são os clientes de seus competidores também é importante. Procure saber quais os motivos pelos quais eles preferem os produtos de outras empresas e se eles são fiéis à marca, por exemplo.

Lembre-se de não obcecar sobre sua concorrência. Você não está procurando por informações para poder copiá-los, pelo contrário: você deve tentar fazer sua marca se sobressair, destacar-se com estratégias diferentes para chamar a atenção de seu público!

 

identidade de sua marca

Quem é você?

A identidade de uma marca nada mais é do que a sua personalidade. Depois de entender seus clientes e pesquisar sobre seus competidores, você já deve ter uma ideia do que funciona (ou não) em seu segmento de mercado. Na hora de colocar em prática suas pesquisas e ideias, não se esqueça dos itens abaixo:

Logotipo: ter um logotipo é uma das regras básicas para qualquer negócio. Sabendo que a identidade de sua empresa deve ser memorável, um logotipo bem feito e coeso com a sua marca é extremamente importante! Caso você ainda não tenha o seu, um bom começo é ir até a wedologos, por exemplo, para dar uma olhada nos produtos que eles oferecem.

Linguagem: conforme já explicamos anteriormente, o modo com o qual você se comunica com seus clientes também faz parte da personalidade de sua marca. Tendo em mente quem é seu público alvo, conhecendo seus gostos e preferências, crie uma voz para a sua empresa! A Netflix, por exemplo, é um ótimo modelo de como empresas podem usar a comunicação e linguagem nas redes sociais para engajar seu público.

Design: a aparência de sua marca e de seus produtos também é importante para a construção de sua identidade. Você sabia que mais de 75% dos consumidores julgam a credibilidade de uma empresa com base no design de seu site e de suas redes sociais? 

No fim, o importante é que a identidade de sua marca seja única e memorável. Divulgue seus pontos fortes, comunique-se com seus clientes, e você acabará destacando-se cada vez mais entre seus concorrentes!

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