5 passos para um pós-venda eficiente

Administração

5 passos para um pós-venda eficiente

Atualmente, muitas empresas focam seu atendimento no pré-venda, procurando atrair o maior número de clientes possível. Depois que as compras são feitas, no entanto, muitos consumidores não possuem o acompanhamento adequado no pós-venda, com vendedores perdendo ótimas chances de fidelizá-los e de garantir novas vendas no futuro.

Com um bom atendimento, clientes satisfeitos poderão tornar-se ótimas propagandas para a sua marca, fazendo com que o pós-venda seja ainda mais importante. Abaixo, confira a lista dos 5 principais pontos na hora de oferecer um acompanhamento de qualidade para seus novos consumidores!

1. Cumpra todas as suas promessas.

Jamais prometa algo que não poderá cumprir. Caso o prospect esteja pedindo por alguma funcionalidade ou produto que sua empresa não tem condições de oferecer, é melhor recusar a proposta! Procure ser sempre sincero com seus clientes, mesmo que isso signifique perder algumas vendas.

O importante é esforçar-se para cumprir às expectativas dadas na hora da venda: busque oferecer itens a mais, nunca menos.

2. Procure ir além com seu pós-venda.

Em contraste com o ponto anterior, há o conceito de “oferecer menos, entregar mais”, que é extremamente eficiente na hora de lidar com o seu público. No caso do pós venda, estamos falando da entrega de pequenos produtos e/ou serviços extras para seus clientes, ajudando você a diferenciar sua empresa de seus concorrentes e facilitando a fidelização de seus consumidores.

Sua empresa é uma pequena loja de e-commerce? Escreva um pequeno recado para seus clientes junto às entregas, ou envie algum pequeno brinde. Você trabalha em uma livraria? Dê marcadores de página para seus clientes sempre que comprarem livros, ou entregue lanternas de leitura junto com compras acima de valor X. Inove!

3. Comunique-se com seus clientes.

Mantenha-os atualizados de novas promoções e campanhas que possam fazer parte de seus interesses. Para evitar enviar propagandas que não façam parte dos interesses de seus clientes, segmente bem o seu público de acordo com seus nichos e segmentos de mercado – só tenha cuidado para não enviar mensagens demais!

Não se esqueça de também ser presente nas redes sociais. Incentive seu público a interagir com você, responda às mensagens e comentários assim que possível e tente sempre atualizar suas páginas com novos conteúdos que sejam do interesse de seu público-alvo. Ter um bom relacionamento com seu público é essencial para se ter um bom pós-venda!

4. Tenha um programa de fidelização.

Conforme já falamos neste post, manter clientes é muito mais barato do que adquirir novos consumidores. Um bom programa de fidelização garantirá a satisfação de seus clientes, aumentando as chances de que eles voltem a fazer negócio com você.

Ofereça cartões e descontos que estimulem seus clientes a voltarem em sua loja, dê descontos para consumidores que já fizeram alguma transação com você, ou então dê pontos a partir de cada compra feita em sua empresa. 

5. Peça feedback.

O feedback de seus clientes é extremamente importante. Com ele, você saberá se seu produto atende às expectativas do público, e poderá fazer ajustes de acordo. Caso o atendimento de seus vendedores e consultores não esteja em um nível aceitável, você também ficará sabendo.

Além disso, ao pedir feedback para seus clientes, eles sentirão que não são apenas mais uma venda para sua empresa, mas que suas opiniões também ajudarão a melhorar o seu negócio e as experiências que eles terão com sua loja no futuro! 

Não se esqueça de agir sobre as opiniões deixadas pelos consumidores. Fique atento às respostas dadas, e busque ajustar o que for necessário – sempre há espaço para melhorias!

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[…] funcionários, principalmente nos dias atuais, em que os consumidores estão mais preocupados com a qualidade de seu atendimento do que com o produto […]

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