Como Motivar sua Equipe de Vendas

Administração

Como Motivar sua Equipe de Vendas

Uma equipe de vendas motivada é essencial para seu sucesso. São eles que concretizam a transformação de pessoas em clientes, assim garantindo o lucro de seu negócio. Com o mercado de trabalho ficando cada vez mais competitivo, a pressão sobre eles torna-se ainda maior, obrigando-os a ir além para bater suas metas.

O incentivo certo para sua equipe, então, pode rapidamente alavancar suas vendas.

Como começar:

Engajando seu time de vendas: Engajar seu time de vendas é o primeiro passo para se ter uma equipe de sucesso. Em época de crise, principalmente, é ainda mais difícil manter seus vendedores motivados, já que menos vendas serão concretizadas de acordo a situação monetária da população.

Nos dias de hoje, comissões e metas estão longe de serem suficientes para engajar sua equipe de vendas. O gerente deve ser mais presente, dando um bom exemplo de conduta para seus funcionários, além de treiná-los sobre como lidar corretamente com seus clientes.

Não basta apenas pedir para que vendam, você precisa dar suporte para que seus vendedores consigam desempenhar suas funções da melhor e mais eficiente maneira possível.

Estabelecendo metas: Para estabelecer suas metas de vendas, você primeiro deve avaliar e entender seu mercado. Saiba a taxa de crescimento de seu segmento, e compare com seu índice de crescimento dos últimos anos. Você está dentro da faixa normal? Acima ou abaixo?

Em seguida, analise a capacidade produtiva de seu time de vendas. Metas fantasiosas demais não são nada além de prejudiciais, mas se forem muito baixas e fáceis de serem atingidas, seu time não terá a mesma sensação de realização e sua motivação a trabalhar duro acabará diminuindo.

Conhecer sua equipe: Conhecer seus vendedores não é importante apenas na hora de decidir suas metas. Um bom gerente deve saber qual vendedor se sobressai em qual área, qual é mais qualificado para vender determinados produtos, e assim em diante.

Mostrar-se interessado em seus funcionários também é uma ótima maneira de mantê-los motivados!

Motivando sua equipe:

Ter prêmios definidos é importante sim, porém é cientificamente comprovado que surpresas são ainda mais eficientes! Eventos inesperados dão uma descarga de dopamina, o que aumenta a sensação de prazer e felicidade. E quando seus funcionários estão contentes, sua produtividade acaba aumentando também.

Existem várias estratégias diferentes e divertidas que você pode utilizar para motivar sua equipe de vendas. A comissão, por exemplo, é a mais popular. Oferecer um percentual em dinheiro para cada venda realizada é sim uma boa maneira de incentivar seus funcionários, porém ela sozinha pode não ser suficiente.

Atividades e jogos também são ótimas escolhas, que além de motivar, também ajudam a engajar mais sua equipe. Você pode fazer quizzes, por exemplo, e oferecer prêmios para quem se sair melhor! Uma opção seria fazer as perguntas sobre sua empresa, testando o conhecimento e estimulando o estudo de seu time de vendas sobre seus produtos para que eles possam atender melhor as dúvidas de seus clientes.

Você também pode dar pontos para aqueles funcionários que baterem suas metas. Ao acumular certa quantidade de pontos, eles poderão trocá-los por prêmios estipulados por você, como mochilas, celulares e até laptops! Oferecer pacotes de viagem ou mais alguns dias de férias também são opções válidas.

Além de itens materiais como prêmio, você pode oferecer a possibilidade de que funcionários que baterem suas metas possam acabar seus expedientes alguns minutos mais cedo uma vez por semana!

Cursos profissionalizantes também são prêmios interessantes para seus funcionários. Você pode oferecê-los para os melhores vendedores de determinado semestre. Deste modo você não apenas os estará incentivando a vender mais, como também estará contribuindo para o treinamento de sua equipe.

E você, também usa uma estratégia para manter seu time de vendas engajado e motivado?
Compartilhe com a gente nos comentários!

Leave a Comment:

(1) comment

[…] autonomia no ambiente de trabalho é um dos elementos principais na hora de engajar seus funcionários. Apesar das várias pesquisas revelando que ter um pouco mais de liberdade para tomar suas […]

Reply
Add Your Reply

Leave a Comment: