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[…] montar a identidade da sua marca. É com base nessas informações que você poderá criar as suas personas, e é para essas diferentes personas que você vai direcionar suas campanhas e […]
ReplySeja sua empresa pequena, média, ou grande, atrair (e manter!) seus clientes é essencial para que seu negócio sobreviva. Em época de crise financeira, porém, este trabalho pode ficar ainda mais difícil.
Existem várias técnicas e estratégias que você pode utilizar para conseguir aumentar seu público. No post de hoje, vamos falar de 6 das mais eficientes (e rápidas!) maneiras para que sua empresa consiga atrair novos clientes em 2019!
Pesquisas de mercado são importantes para que sua empresa possa se manter relevante! Saber quem é a sua concorrência e quais as qualidades e defeitos dos produtos que ela oferece é uma grande ajuda na hora de saber como fazer o seu próprio produto se destacar.
Procure saber os preços cobrados por seus concorrentes, os serviços que eles oferecem, se eles possuem grande presença na internet (com sites, blogs, e redes sociais, por exemplo). Também não se esqueça de pesquisar sobre os clientes de sua competição!
Tendo uma ideia sobre como a concorrência funciona, fica mais fácil saber onde sua empresa precisa de inovações.
Traçar uma ou mais personas é extremamente importante para saber como divulgar a sua empresa. Esses perfis de possíveis clientes, também conhecido como personas, servem para que você saiba para quem direcionar seus anúncios e propagandas, principalmente nas redes sociais.
Não existem regras para a criação de personas, mas o ideal é que você tenha de três à cinco modelos com os quais possa trabalhar. Para criá-las, o melhor é tentar fazer uma pesquisa com seus atuais clientes para saber um pouco mais sobre cada um. Os questionários ou quizzes podem ser enviados por e-mail, ou até preenchidos em sua loja na hora da venda.
Para montar sua persona, então, você pode usar esta ferramenta criada pela RD Station e pela Rock Content. Com ela, você pode ter uma boa ideia de quais perguntas fazer ao seu público, como por exemplo:
• Nome, gênero, idade;
• Educação;
• Profissão;
• Local de trabalho;
E quaisquer outras perguntas que sejam pertinentes ao produto que você vende, e à sua linha de trabalho.
Mas não se confunda: persona não é o mesmo que público alvo! Público alvo é uma seleção muito mais abrangente, enquanto a persona ilustra uma pessoa real. Na hora de criar seus anúncios, promoções e propagandas, é muito mais fácil pensar em apenas 3 ou 4 pessoas diferentes (suas personas!) do que em uma parcela inteira da população.
Associar-se à companhias ou lojas que complementem seus serviços é uma ótima ideia para atrair novos clientes. Além de trazer mais atenção à sua marca, parcerias podem fazer com que os clientes de seu aliado tenham interesse por seus produtos.
Um bom exemplo é a parceria feita entre o Uber e o Spotify, assim como a da Amazon com a famosa editora Penguin Random House.
Lembre-se de que a parceria deve ser benéfica para os dois lados. Procure encontrar alguma empresa que tenha público alvo semelhante ao seu, e que tenha valores semelhantes aos de seu negócio.
O layout de sua loja tem um papel muito importante na hora de atrair novos clientes.
Você sabia que, como as pessoas tendem a caminhar por uma loja em sentido anti-horário, seus produtos mais chamativos e lucrativos devem ficar logo à direita da porta?
Seus carrinhos e cestos de compras também devem ser grandes, dependendo do tipo de produtos que sua loja vende. A ideia é estimular seus clientes à comprarem mais produtos, mas caso seus carrinhos de compras estejam cheios, elas provavelmente se sentirão obrigadas a fazer o check-out.
Mudanças em seu layout também são importantes para ativar a curiosidade de seus consumidores. Muitas vezes, apenas reorganizar o seu espaço é suficiente para dar uma ideia de novidade, sem ser necessário gastar dinheiro algum para renovar sua loja.
Espaços abertos e limpos são muito mais convidativos do que lojas cheias de itens em todos os cantos, por exemplo. E não se esqueça de ter uma trilha sonora que combine com o estilo que você quer divulgar para seus clientes!
Um bom atendimento ao cliente pode fazer maravilhas para a sua loja. No pré-venda, vendedores carismáticos e prestativos são ótimos para fechar negócios!
Ajudar os clientes deve ser sua prioridade, e não apenas fechar mais uma venda.
Fidelizar seus clientes também é uma grande ajuda na hora de trazer novos consumidores, afinal, clientes satisfeitos são o melhor tipo de propaganda para sua loja! Conforme já explicamos anteriormente, o pós-venda, por mais que seja esquecido por muitas empresas, deve ser tão bom quanto o seu pré-venda.
Essa é uma das dicas mais importantes para que você consiga atrair novos clientes. Somente o Facebook, por exemplo, conta com mais de 1,9 bilhões de usuários ativos todo mês!
As redes sociais são ótimas para divulgar a sua marca. Faça uma pesquisa sobre os perfis de usuários de cada uma para saber onde está seu público alvo, e crie um perfil ou página para sua empresa!
Ter um site também é essencial, e talvez a parte mais importante de sua presença na internet. Muitas pessoas procurarão saber mais sobre sua empresa antes de fazer negócio com você, ainda mais nos dias atuais, onde os consumidores são muito mais preocupados com a reputação de uma empresa do que com a qualidade dos produtos vendidos por ela.
Participar de grupos no Facebook para fazer a divulgação de sua empresa também é uma boa ideia. Você pode conseguir novos contatos, procurar por parcerias, ou até atingir um público novo. Procure por grupos que tenham temas semelhantes à sua loja e ao seu produto, e divulgue-se!
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